Empresas nos EUA: Por que um balanço contábil pode não ser suficiente para o contribuinte brasileiro?

A internacionalização de patrimônio e negócios através de estruturas americanas, é uma estratégia cada vez mais comum entre investidores brasileiros. No entanto, a gestão dessas entidades traz consigo a necessidade de operar com dois padrões contábeis distintos.

Muitos contribuintes questionam a necessidade de um balanço contábil formal para cumprir as obrigações fiscais americanas. A resposta é que não apenas ele é necessário, como é fundamental que seja elaborado de acordo com o padrão contábil americano, o US GAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles). É este documento que servirá de base para a declaração de impostos nos Estados Unidos.

No entanto para aqueles residentes fiscais no brasil a legislação local exige que os ativos e passivos de entidades no exterior sejam lançados na declaração de Imposto de Renda da pessoa física com base no padrão contábil brasileiro, o BR GAAP. Vale observar que os dois sistemas não são idênticos e possuem diferenças relevantes.

Um dos exemplos dessa diferença está na depreciação contábil de ativos imobiliários. Os critérios, prazos e métodos para depreciar um imóvel podem variar significativamente entre o US GAAP e o BR GAAP, levando a resultados contábeis distintos para o mesmo ativo no mesmo período.

Diante deste cenário, o contribuinte que possui uma empresa americana se depara com a necessidade de ter:

  1. Um balanço no padrão US GAAP para cumprir corretamente as obrigações fiscais nos Estados Unidos.
  2. Um balanço no padrão BR GAAP para poder lançar as informações em sua declaração no Brasil, conforme manda a norma brasileira.

Essa duplicidade não é um excesso de burocracia, mas uma exigência técnica para garantir a total conformidade em ambas as jurisdições, evitando questionamentos e penalidades por parte dos fiscos de ambos os países.

Neste vídeo nosso sócio Bruno Peixoto, fala um pouco deste tema.

Na BPtax, nossa equipe está preparada para gerenciar essa e outras nuances do planejamento internacional, elaborando os balanços necessários e garantindo que suas estruturas estejam seguras.

Se você possui uma empresa americana e tem dúvidas sobre suas obrigações contábeis, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *